spot_img
InícioGeralAGRICULTURA Programa de Aquisição de Alimentos atende a 140 mil pessoas...

AGRICULTURA Programa de Aquisição de Alimentos atende a 140 mil pessoas em Rondônia

AGRICULTURA Programa de Aquisição de Alimentos atende a 140 mil pessoas em Rondônia

 

 

agricultura_familiar-11
O Governo de Rondônia adquiriu nesta safra 4,7 mil toneladas de alimentos em 3.430 propriedades da agricultura familiares cadastradas
Secretária-Mari-Braganhol
Secretária adjunta da Agricultura, Mary Braganhol

 

10 de dezembro de 2015

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Rondônia superou a meta dos últimos quatro anos e está fechando o exercício de 2015 com atendimento a 140 mil pessoas em associações beneficentes, de pais e amigos de excepcionais, nas escolas da rede pública de ensino e nos hospitais públicos, numa ação planejada e gerenciada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

O Governo de Rondônia adquiriu nesta safra 4,7 mil toneladas de alimentos em 3.430 propriedades da agricultura familiares cadastradas

De acordo com a secretária adjunta da Agricultura, Mary Braganhol, Rondônia foi o único estado do Brasil a executar plenamente o PAA, com um investimento de mais de R$ 13,4 milhões na aquisição direta de alimentos da pequena propriedade para servir a essas instituições com uma diversidade de produtos, que começa com o abacate, passando pela abóbora, cebolinha verde, alface, batata, açúcar mascavo, castanha, mel de abelha, melancia, milho verde, tomate, queijo, açaí, feijão e arroz até chegar ao frango caipira, peixes e carnes, entre outros gêneros.

A adjunta da Seagri explicou que o trabalho de gerência do programa é concentrado na secretaria, e toda a ação de relacionamento com os produtores da agricultura familiar é feita pelos técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater), que além das providências relativas à aquisição propriamente dita prestam toda assistência técnica a esses produtores, com orientações sobre técnicas de manejo e produção sustentável, sem agressão ao meio ambiente.

Mari Braganhol disse que, embora seja um programa federal, em Rondônia o PAA tem a marca do governador Confúcio Moura que, segundo ela, quando prefeito de Ariquemes foi pioneiro e único gestor público a desenvolver com prioridade o mais importante projeto da agricultura familiar no estado, com a aquisição simultânea da produção, quase sempre com recursos próprios, para o abastecimento das escolas da rede municipal de ensino e outras instituições.

4,7 MIL TONELADAS

Segundo a secretária, só a partir de um projeto local, de um esforço próprio do governo, como tem sido feito em Rondônia, é possível manter uma trajetória de crescimento com a marca de 3.430 pequenos produtores rurais cadastrados, que juntos venderam nesta safra para o governo pouco mais de 4,7 mil toneladas de alimentos, que saíram diretamente do campo (pequenas propriedades) para as escolas, associações, hospitais e outras entidades.

Mari Braganhol citou o pioneirismo do governador Confúcio Moura na cidade de Ariquemes no desenvolvimento do projeto e aquisição simultânea da produção

Mari Braganhol ressaltou a importância do programa pelo que ele representa para o pequeno produtor, com a garantia de emprego e renda ali mesmo na propriedade, mas também de sua importância para o governo e, principalmente para as populações em situação de insegurança alimentar, além dos beneficiários das instituições públicas atendidas, que dispõem diariamente de uma variedade de produtos alimentícios de qualidade e valor nutricional na mesa de refeição.

Ela destacou que este é um programa que envolve praticamente toda a cadeia familiar no projeto de produção – e esta deve ser a mágica do sucesso -, uma vez que mesmo desempenhando juntos todas as atividades da propriedade, em muitas delas enquanto os homens se dedicam mais à produção de feijão, arroz, farinha, peixes, carnes, leite, queijo, outro grupo se dedica a produção de bolos especiais (inhame, mandioca, milho, etc), bolachas caseiras, biscoitos, pães variados, iogurtes e outros, numa ação contínua de um conjunto diversificado de atividades agrícolas, de modo que, mesmo na sazonalidade sempre haja trabalho, produção e renda nas propriedades.

Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Secom
Secom – Governo de Rondônia

 

 

 

 

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos hombres preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para curar la violación de la función erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexo. Darse cuenta de lo que puede ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também