Campeonato Rondoniense 2019 definido com dois grupos e dois descensos

Os clubes novamente o transporte no decorrer da competição tendo a contra partida a permissão do televisionamento

A Federação de Futebol do Estado de Rondônia “FFER” realizou  o Conselho Arbitral para o Campeonato Rondoniense Serie – A/ 2019. Nove dirigentes das dez equipes que irão disputar o estadual no ano que vem estavam presentes, ausência apenas do União Cacoalense.

Júlio Gazele – Guaporé F. C., Evaldo Silva – S. C. Genus, Antonio Tadeu – Rondoniense S. C., Chico Pinho – Real Ariquemes, Jenderson Maranhão – Porto Velho E. C., Tiago Batizoco – Vilhenense E C, José Luiz – Barcelona F C, José Carlos – Ji-Paraná e o representante do Guajará E. C.

O presidente da FFER, Heitor Costa fez a abertura da reunião dando as boas vindas aos presentes e comunicando o falecimento do presidente da Federação do Piauí, Cesarino Oliveira, ocorrido na manhã desta quinta-feira. Em seguida passou a discorrer sobre a pauta do Arbitral. Os clubes terão novamente o transporte no decorrer da competição tendo a contrapartida a permissão do televisionamento do campeonato como nos anos anteriores. Quanto a patrocínio, o presidente ressaltou que está buscando. Os clubes também ganharão as bolas para a disputa do campeonato.

FORMA DE DISPUTA

Passado a palavra para o DCO, o diretor Almir Belarmino apresentou uma forma de disputa moderna de pontos corridos, porém com exceção do presidente do Real Chico Pinheiro, os demais foram contra e passaram a modelar formas. O presidente do Rondoniense, Antônio Tadeu sugeriu dois grupos classificando-se 4 de cada grupo e daí para frente jogos no mata-mata. Evaldo do Genus concordou com dois grupos, mas apenas dois classificados de cada grupo com semifinais e finais, colocado em votação e aceito pela maioria.

DESCENSO

Ficou definido que o último colocado de cada grupo será rebaixado para a Série – B, podendo o clube rebaixado, disputar a competição no mesmo ano do rebaixamento, caso tenha interesse. Dessa forma permanece 10 times em 2020, pois sobem dois da divisão de acesso (Série – B).

Os clubes também optaram e por votação da maioria no critério de desempate na primeira fase alteraram a posição tradicional dos critérios.

VAGAS NAS COMPETIÇÕES NACIONAL

Os clubes também solicitaram a retirada da Copa Verde do terceiro colocado como foi esse ano, sugerido pelo presidente do Genus e colocado em votação, os clubes por maioria decidiram que: O campeão ficará com as vagas da Copa do Brasil e Série – D/2020, já o vice-campeão irá disputar a Série – D e a Copa Verde/2020.

Por fim o DCO passou varias informações, inclusive do descumprimento de membros de comissão técnica a exemplo de treinadores expulsos e que no jogo que deveria cumprir a suspensão vai ao vestiário dar preleção e as vezes fica no alambrado orientando seu time, quando deveria está em local isolado, sem participação direta na partida.

GRUPOS

O Grupo – A com: Guajará E. C. (Guajará Mirim), Rondoniense S. C., Porto Velho E. C., S. C. Genus (capital) e Real Ariquemes (Ariquemes). O Grupo B terá: Ji-Paraná F. C. (Ji-Paraná), União Cacoalense (Cacoal), Guaporé (Rolim de Moura), Vilhenense E. C. e Barcelona F. C. (Vilhena).

De acordo com DCO/FFER, a tabela deverá ser anunciada nos próximos dias. O Campeonato terá inicio dia 2 de fevereiro e deve ter a sua final em 27 de abril ou inicio de maio, datas ainda a serem confirmadas com  a elaboração da tabela.

Fonte via whassap SINJOR

Foto j.lima

 

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.