spot_img
InícioGeralDeputado Chiquinho da Emater fala sobre caos em Calama

Deputado Chiquinho da Emater fala sobre caos em Calama

Deputado Chiquinho da Emater fala sobre caos em Calama

Distrito do Baixo Madeira está sem energia e população vive drama, segundo o parlamentar

O deputado Chiquinho da Emater (PSB) fez na terça-feira (17), ao discursar na Assembleia Legislativa, um relato desalentador sobre a situação no distrito de Calama e de outras localidades do chamado Baixo Madeira, no município de Porto Velho. Ele disse que as pequenas fábricas de farinha e de outros produtos estão falindo.

De acordo com o parlamentar, a condição de penúria se deve, principalmente, à falta de energia elétrica na região. Há uma promessa governamental, segundo ele, para implantação de um projeto de energia solar somente a partir de 2021. “São várias localidades sem energia elétrica,” informou.

Mas, ainda conforme Chiquinho, tem que ocorrer um socorro imediato por parte do poder público que “abandonou as localidades à própria sorte.” Ele frisou que a ponte existente em Calama ainda é do tempo da administração do ex-governador Jerônimo Santana.

Ele lamentou também a situação dos moradores de um assentamento perto do encontro do rio Machado com o Madeira, na divisa com Cujubim. A população, segundo afirmou, está praticamente isolada, sem energia, sem escola e com estradas sem condições de trafegabilidade. “Trata-se de uma área sob a responsabilidade da prefeitura de Porto Velho,” apontou.

Fábrica de Colchões

O deputado, noutra parte do discurso, disse que esteve com um grupo de empresários que confirmou a implantação de uma fábrica de colchões em Porto Velho. Essa rede, segundo ele, vai instalar também 50 lojas de eletrodomésticos em Rondônia, sendo cinco na Capital, com a geração imediata de 700 empregos.

Texto Antônio Pessoa Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO

Veja também