spot_img
InícioGeralDeputados declaram apoio a ações do procurador da República

Deputados declaram apoio a ações do procurador da República

Deputados declaram apoio a ações do procurador da República

Deputados declaram apoio a a__es do procurador da Rep_blica-25Nov15-Foto Marisvaldo Jos_-Decom-ALE-RO (2)

Deputados declaram apoio a a__es do procurador da Rep_blica-25Nov15-Foto Marisvaldo Jos_-Decom-ALE-RO (1)
Parlamentares também defendem exploração mineral e florestal consciente em terra indígena

 

Doze deputados se reuniram na manhã desta quarta-feira (25), no gabinete da presidência da Assembleia Legislativa, com o procurador da República Reginaldo Trindade. Ele agradeceu o apoio que os índios Cinta Larga têm recebido dos parlamentares estaduais e disse ser preciso defender a exploração consciente de recursos minerais e florestais em terras indígenas.

 

O presidente da Casa de Leis, Maurão de Carvalho (PP), afirmou que os parlamentares estão à disposição para apoiar todas as causas sociais. O deputado disse reconhecer o trabalho do procurador Reginaldo Trindade em defesa do povo Cinta Larga.

 

Maurão acrescentou que os deputados ajudarão no que for possível, acompanhando o procurador em reuniões com a presidência da Funai, em Brasília. “Os Cinta Larga estão em Rondônia. Temos que defender a população do Estado em geral”, acrescentou.

 

O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, José Lebrão (PTN), disse ser necessário propor uma audiência pública em nível de Brasil, através da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). “Assim será possível desenvolver um trabalho em conjunto, em todo o País”, citou.

 

O deputado Jean Oliveira explicou que o pensamento em relação à exploração de produtos minerais e florestais em terra indígena é muito parecido em todos os Estados. “Os deputados estaduais querem que a exploração aconteça. Algumas coisas precisam mudar. Em Alta Floresta do Oeste temos os índios mais pobres de Rondônia, por falta de apoio”, contou.

 

Lebrão acrescentou ser preciso discutir a legislação de exploração mineral em todos os sentidos. “Tem lugar onde uma mineradora tem concessão, e ninguém pode explorar nada, a não ser ela. Não se pode tirar nem barro para fazer tijolo”, destacou.

 

O deputado Airton Gurgacz (PDT) explicou que os indígenas precisam de apoio. “Em diversos lugares ele é assegurado. Na orquestra de Ji-Paraná, por exemplo, há 20 índios.

 

O procurador Reginaldo Trindade disse que o apoio da Assembleia Legislativa e do governo do Estado tem sido crucial para os Cinta Larga. “Mas se não falarmos com autoridades de Brasília não há como iniciar um trabalho”, destacou.

 

Ele também agradeceu aos deputados que foram recentemente na caravana até a aldeia Cinta Larga em Espigão do Oeste. “Os que não foram, foi porque não puderam mesmo. A Assembleia Legislativa tem ajudado, não a mim, mas o povo Cinta Larga”, detalhou.

 

A deputada Lúcia Tereza (PP) explicou que as pessoas que não conhecem o funcionamento do Ministério Público Federal pode estranhar o fato de o procurador Reginaldo Trindade defender apenas o povo Cinta Larga.

 

“Mas o caso é que no Ministério Público Federal ele é responsável por cuidar do povo Cinta Larga, e desenvolve um excelente trabalho”, especificou.

 

O deputado Edson Martins (PMDB) disse ter passado uma mensagem para o senador Valdir Raupp (PMDB), que se dispôs a marcar uma reunião na Funai, entre o presidente da fundação com o procurador Reginaldo Trindade e os deputados estaduais.

 

Airton Gurgacz assegurou que o senador Acir Gurgacz (PDT) também está à disposição de Reginaldo Trindade e dos deputados estaduais para marcar e participar da reunião na Funai.

 

O procurador explicou que hoje a situação na terra indígena é complicada, e que o episódio da morte de 29 garimpeiros, ocorrida em 2004, pode se repetir. “Hoje há garimpeiros armados na região, novamente. O caso é grave”, afirmou.

 

Também participaram da reunião os deputados Hermínio Coelho (PSD), Dr. Neidson (PTdoB), Aélcio da TV (PP), Ezequiel Júnior (PSDC), Saulo Moreira (PDT) e Ribamar Araújo (PT).

 

Por RNilton Salina

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos hombres preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para curar la disfunciуn erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexual. Darse cuenta de lo que lata ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico lata prescribir otro medicamento recetado.

Veja também