spot_img
InícioGeralDetran prende mais uma quadrilha por tentativa de fraude

Detran prende mais uma quadrilha por tentativa de fraude

Detran prende mais uma quadrilha por tentativa de fraude

DETRAN

24 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Dedicada ao combate às fraudes e manter a lisura nos procedimentos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Corregedoria-Geral da autarquia prendeu em flagrante, nesta terça-feira (23), Natanael dos Santos Fertonane, por tentativa de alteração de seus dados, amparado em 2 (dois) Certificados de Cursos de Condutor de Veículos, com chancela falsificada do Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT).

Área de Atendimento da Cometran ao cidadão, onde foi registrada a tentativa de fraude

De acordo com o corregedor-geral, delegado de polícia Glauco de Paula Souza, esta é a segunda vez em pouco mais de um mês que o Detran surpreende grupos criminosos tentando fraudar as ações do órgão. Ele lembra que no início do mês de junho uma quadrilha formada por Paulo R. S. L. Edinaldo C. e Alderi F. P. também foi presa em flagrante tentando liberar uma camioneta apreendida, usando uma procuração falsa. Todas as prisões foram feitas pela Corregedoria-Geral com apoio da Delegacia Especializada em Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores.

O corregedor explicou que a prisão desta terça-feira ocorreu na área de atendimento ao cidadão da Coordenadoria Metropolitana de Trânsito (Cometran), quando o suspeito tentou alterar os dados da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), apresentando, para tanto, dois Certificados de Cursos de Condutor de Veículos – o primeiro para transporte coletivo de passageiros (ônibus) e o segundo para Transporte de Produtos Perigosos – MOPP (carretas de produtos químicos e inflamáveis).

O delegado disse que a servidora que atendeu ao criminoso suspeitou da grosseria e das falhas detectadas nos tais certificados, e por isso acionou a Corregedoria que confirmou a fraude pela própria confissão do suspeito e determinou sua prisão com o apoio da Delegacia Especializada. Em seu depoimento Natanael dos Santos Fertonane admitiu que pagou R$ 600,00 (seiscentos Reais) a um terceiro pelos documentos, objeto da fraude. A Polícia está investigando a ocorrência e deve apresentar novos fatos em breve.

Ao analisar a ocorrência no âmbito do Detran, Glauco de Paula disse que a sociedade vive em risco constante, e que cabe aos órgãos de fiscalização e segurança adotar medidas seguras para se contrapor a essas ações e conter o ímpeto dos criminosos. “Imagine uma pessoa dessas conduzindo veículos grandes e pesados pelas cidades e pelas rodovias sem estar preparada !!!”, disse citando os riscos a que todos são submetidos no trânsito.

O diretor-Geral do Detran, coronel Neil Gonzaga, elogiou a presteza da servidora da Cometran e do corregedor Glauco de Paula, que foram providenciais e rápidos para prevenção da ocorrência dessas ilicitudes. Ele disse que é objetivo da Diretoria do órgão ampliar as ações não só da Corregedoria, mas também do órgão de controle interno, para prevenir e/ou combater qualquer tentativa de ilegalidade nos atos e nas ações do Detran.

Fonte

Texto Cleuber Rodrigues Pereira

Fotos ÉdieCruz

Secom Governo de Rondônia

Veja também