Notícia do Estado
sexta-feira , 15 dezembro 2017

Escolas de Corumbiara desfilam em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil

 

 

Pastor Obdiel

 

Instrutor Gabirel

 

 

 

Vice prefeito Dirim registrando os melhores momentos

 


O prefeito Laercio do Laticínio, Secretária de Educação Luz Carlos e equipe de servidores de sua pasta, alunos e professores com a participação de entidade filantrópicas do município em demonstração do valor cívico no momento histórico do Imperador Português D. Pedro I que em um ato de bravura e determinação empunhando sua espada às margens do Riacho Ipiranga em São Paulo recitou a famosa Frase “Independência do Brasil” no dia 7 de setembro de 1822, de lá pra cá já se foram 195 anos.

A parceria Prefeitura de Corumbiara cedendo os instrumentos e a Prefeitura de Cerejeiras os componentes resultou na presença da Fanfarra Municipal Guardião da Pátria que sob o comando do instrutor Gabriel Candido de Oliveira, cadenciou a ordem unida do desfile cívico.

Cerimonial

O cerimonial que conduziu os trabalhos do desfile cívico foi Josiney Juchnigviski de Oliveira, que antes de convidar as escolas para o desfile leu um breve histórico sob sete de setembro. E todas as escolas foram citadas a história de suas localidade, data de sua fundação, nome de diretores, professores e quadro de apoio.

Um bom público prestigiou os alunos que representavam as entidades escolares do município marchando na Avenida Itália Franco, percorrendo quase 800 metros até o palanque oficial. Era nítido o brilho no rosto dos alunos e do público no momento em que os pelotões passavam expondo seus escudos escolares e enchendo o peito de orgulho desse momento cívico que representa a Pátria Brasileira e poder dizer com toda a força dos pulmões, somos brasileiros e estamos livres dos 300 anos da Colonização de Portuguesa.

Desfile

As Escolas trouxeram para a avenida diversos Temas, retratando os problemas que o povo brasileiro está enfrentando nos dias de hoje, desse o planeta terra, cultura literária e também politica, cobrando ação contra a corrupção que está imperando no Brasil. “Ficamos livre de sermos colonizados pelos portugueses, mas, não estamos nos conseguindo nos livrar da escravidão da corrupção pelos políticos que representa o povo no congresso e senado”, disse um cidadão que assistia ao desfile.

Temas das Escolas

A escola Jusaia Maia disse “Terra um planeta Água”. O “Ceeja” optou por representar a classe “política, esporte, profissionais, casse religiosa, servidores público entre outros”. A escola Mundo Mágico apresentou o projeto “Educação além dos muros da Escola” que enfatiza os assuntos sob o planeta em minhas mãos, Água uso racional, queimadas, Coleta Seletiva do lixo e Reciclagem.

A Escola Luiz Benvenoto, distribui o seu tema em 7 blocos: “O que é Pátria?”, “Pátria é a nossa Terra”, “Pátria é o nosso céu azul anil, nossas estrelas e nossa Lua”, “Pátria é nossos Rios e Mares”. “Pátria é nossos pássaros multicores e os animais”, “Pátria é o nosso campo florido” e  Pátria é a nossa gente.

Escola Helicônia apresentou o “O mundo encantado da Literatura Infantil”: sitio do Pica pau amarelo, branca de neve, Príncipe e princesa e chapeuzinho Vermelho.

Escola Estadual São Roque falou sobre as cinco regiões do Brasil e enfatizou o Estado de Rondônia, que agrega entre se os povos das cinco regiões brasileiras recebendo  uma diversidade de costumes, dialetos, tradições e culturas,  essa miscigenação forma a população rondoniense.

Pastor Obidiel 

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus através da União da Mocidade da Assembleia de Deus de Corumbiara, “UMADCOR”, fundada e trabalhando para o Senhor Jesus há 27 anos com aproximadamente 150 jovens no campo. Sob a coordenação dos irmãos em Cristo Charleidson Alencar e Reinaldo Correia. O pastor é Obidiel da Silva.

A igreja Católica foi representada pela Pastoral da Juventude.

 

Três jovens cavalheiros representando os pões de boiadeiros que leva sal vida tocando as boiadas nas fazendas do município do boi gordo, como é conhecido  Corumbiara, está entra um dos maiores  produtores  de gado de corte do Estado de Rondônia um dos cowboy presentearam o público com o toque do berrante.

Ao encerrar a solenidade cívica o prefeito Laercio Machine “PDT”, complementou todas as autoridades no palanque e a população presente. “É com carinho enorme está aqui com vocês hoje assistindo esse evento cívico”.

Continuando o Prefeito parabenizou as escolas, professores que se empenharam em fazer com que as crianças apresentassem todos os temas e arranjos. Agradeceu os componentes da Fanfara de Cerejeiras e o instrutor Gabriel, citando a parceria com o prefeito Airton. Agradeceu também o público presente que veio prestigiar o desfile concluindo lembrando que de 1822 são 195 anos de história do País.

O pastor Obidiel da Silva em nome dos irmãos em Cristo de sua igreja agradeceu o convite para estar presente e destacou o esforço debaixo de um sol causticante o empenho de todos os alunos, professores e equipe da Secretária Municipal de Educação que não deixou passar em branco essa data tão importante para todo o povo Brasileiro.

 

 

 

O secretário Luiz Carlos em sua fala agradeceu toda a equipe da SEMED, valorizando o esforço de cada um, juntos organizar um desfile simples, mas, porém grande em sua essência, uma comemoração que há anos tinha sido esquecida nas administrações anteriores. Obrigado a Deus e a todos os alunos, professores que juntos deram o melhor de si e ao público o agradecimento pela presença.

Autoridades presente

Prefeito Laercio Machine (PDT), vice prefeito Genadir Ribeiro, o Dirim (PT), vereadores, Branca  (PDT), Emerson (PMDB), Zé Viola (PSB), Terezinha Rosa (PT), sec. de Educação Luiz Carlos, Sec. de Saúde Tania Maria Kechner, sec. de Assistente Social Maria Helena e o Pastor Obidiel da Silva da Igreja Assembleia de Deus.

Textos e Fotos Luiz Lobato

 

 

Uma resposta para “Escolas de Corumbiara desfilam em comemoração aos 195 anos de Independência do Brasil”

  1. REINALDO disse:

    Parabéns para nós corumbiarenses. Parabéns a todos que trabalharam para o desfile acontecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *