spot_img
InícioGeralInovações e diversidade de culturas agrícolas são atrativos na 8º Rondônia Rural...

Inovações e diversidade de culturas agrícolas são atrativos na 8º Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Inovações e diversidade de culturas agrícolas são atrativos na 8º Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

A 8º Rondônia Rural Show traz para o público nestes quatro dias de feira inovações, tecnologia e compartilhamento de conhecimentos, inclusive com lançamentos e fomento de novos negócios. Na tarde desta quarta-feira (22) foram lançados na feira dez cultivares de café, o aplicativo Arbopasto e foi feita a assinatura de contrato com viveristas.

‘‘Quando a gente apoia o produtor, quando a gente oferece condições para o produtor crescer, o Estado cresce junto e o país se desenvolve. Vamos investir sim nos nossos produtores’’, disse o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha.

Ele ainda apontou que as parcerias são importantes para fortalecer o desenvolvimento do Estado, como a que existe com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Rondônia.

Para Marcos Rocha, as pesquisas desenvolvidas pela Embrapa são essenciais, uma vez que combate pragas que destroem plantações inteiras, além de apontar o caminho para produzir mais, em pouco tempo, com qualidade e sustentabilidade. ‘‘Quanto a gente vê o que é feito pela Embrapa e nossos órgãos voltados para o agronegócio como a Seagri, Emater e Idaron, eu não tenho dúvida que estamos no caminho certo’’, afirma.

Governador Marcos Rocha participa da assinatura de novas cultivares de café

Na oportunidade foram lançadas dez cultivares de café, resultado de mais de dez anos de pesquisa, e que trazem inovações em nível internacional. ‘‘Nunca tinha sido feita a descoberta dessas características. Cada cultivar foi caracterizada individualmente e apresentam fatores como resistência a praga e doenças, e qualidade de bebida”, explica o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho.

São cultivares hibridas de conilon e robusta. São materiais que tem descritas a compatibilidade para dar mais segurança e sustentabilidade na escolha. E para fazer com que elas cheguem ao máximo de produtores possíveis foram assinados contratos autorizando viveiristas a produzirem essas cultivares, entre eles, Jordy Casteluber, da cidade de Alvorado do Oeste. ‘‘É muito importante a gente trabalhar com parceria, tanto em receber apoio como se tornar parceiro’’, disse.

Também foi lançado o aplicativo Arbopasto que ajuda o produtor a escolher a espécie nativa para introduzir na pastagem. ‘‘São 51 espécies nativas neste catálogo onde o produtor pode escolher a que melhor se adequar ao sistema produtivo com o objeto de melhoramento do microclima e consequentemente do bem-estar animal, especialmente em Rondônia onde as temperaturas são elevadas’’, conta Frederico Botelho.

O aplicativo é resultado de pesquisa realizada pela Embrapa Rondônia juntamente com a Embrapa Acre e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foram anos de pesquisa até catalogar as espécies com suas devidas características. Foi lançado primeiramente um livro com o catálogo dessas informações e a partir dele se chegou ao aplicativo que está disponível do Google Play e também no site da Embrapa.

Fonte

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Ésio Mendes e Nilson Santos
Secom – Governo de Rondônia

Veja também