Ipês transformam o visual em Porto Velho

Avenida Jorge Teixeira tem Canteiros e Pé de Ipês (Foto: Roni carvalho/Diário da Amazônia)

Árvores de Ipês, de várias cores, encantam a população e enfeitam a cidade de Porto Velho. A florada acontece nesse período de estiagem em que as folhas do Ipê caem dando lugar às flores que atraem insetos, além de chamar atenção pela sua beleza.

O Ipê é uma árvore nativa do Estado brasileiro reconhecida pela beleza, utilização em construções e até propriedades medicinais, pertencendo à família das bignoniáceas. É uma árvore alta que floresce de junho a setembro e frutifica de setembro a outubro e no inverno fica sem folhas e flores. Apresentando tronco na cor castanho-avermelhada ou castanho-oliva.

De acordo com a bióloga Luana Moreira, cada cor de Ipê floresce em um mês diferente. “Os de cor rosa e roxo são os primeiros a florar a partir de junho. Os amarelos florescem entre julho e agosto. E em agosto é a vez dos brancos que florescem apenas por dois dias. No mês de setembro é a vez dos Ipês verdes”, disse Luana.

Os Ipês podem atingir de 10 a 35 metros, apresentando raízes profundas que não danificam calçadas, diferentemente de outras árvores que trazem danos sendo plantadas em lugares inadequados.

Por Sara CíceraDIÁRIO DA AMAZÔNIA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.