Ipês transformam o visual em Porto Velho

Avenida Jorge Teixeira tem Canteiros e Pé de Ipês (Foto: Roni carvalho/Diário da Amazônia)

Árvores de Ipês, de várias cores, encantam a população e enfeitam a cidade de Porto Velho. A florada acontece nesse período de estiagem em que as folhas do Ipê caem dando lugar às flores que atraem insetos, além de chamar atenção pela sua beleza.

O Ipê é uma árvore nativa do Estado brasileiro reconhecida pela beleza, utilização em construções e até propriedades medicinais, pertencendo à família das bignoniáceas. É uma árvore alta que floresce de junho a setembro e frutifica de setembro a outubro e no inverno fica sem folhas e flores. Apresentando tronco na cor castanho-avermelhada ou castanho-oliva.

De acordo com a bióloga Luana Moreira, cada cor de Ipê floresce em um mês diferente. “Os de cor rosa e roxo são os primeiros a florar a partir de junho. Os amarelos florescem entre julho e agosto. E em agosto é a vez dos brancos que florescem apenas por dois dias. No mês de setembro é a vez dos Ipês verdes”, disse Luana.

Os Ipês podem atingir de 10 a 35 metros, apresentando raízes profundas que não danificam calçadas, diferentemente de outras árvores que trazem danos sendo plantadas em lugares inadequados.

Por Sara CíceraDIÁRIO DA AMAZÔNIA

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.