Notícia do Estado
sábado , 21 outubro 2017

Jean Oliveira visita Ponta do Abunã reafirmando seu compromisso com a região

 

Deputado esteve no Projeto RECA e esteve acompanhado do presidente da Idaron, Anselmo de Jesus

 

O deputado Jean Oliveira (PMDB) iniciou a última segunda-feira (4) cumprindo uma extensa agenda de visitas na região   da Ponta de Abunã, precisamente no distrito de Nova Califórnia, no município de Porto Velho. Começou visitando a Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto RECA – Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado.

Guiados pelo presidente do RECA, Alexsandro Santos, o deputado Jean Oliveira, juntamente com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Anselmo de Jesus e o técnico Claudemir Antônio, conheceram os trabalhos realizados pelo projeto que é um sucesso de agronegócio da agricultura familiar reconhecido nacionalmente.

Ainda em Nova Califórnia visitaram alguns produtores rurais que reclamaram da situação dos ramais naquele distrito, que estão precisando de recuperação e manutenção. O deputado Jean Oliveira, falou sobre a residência do DER que foi retirada de Extrema de Rondônia e que é muito difícil voltar, pois a Ponta do Abunã não possui nenhuma estrada RO, o que justificaria sua permanência no local.  Contudo, o deputado disse estar articulando a cessão de máquinas do DER, que deverá fazer um trabalho conjunto com a Prefeitura de Porto Velho para, pelo menos, amenizar a situação este ano, porém ainda não tem data para a realização deste trabalho.

 Idaron

Na visita do deputado Jean Oliveira a Nova Califórnia foi entregue ao distrito uma camionete nova para o Idaron. O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus Abreu, entregou solenemente à chefe da unidade local da Agência, Gisele Pandolfi, a tão esperada caminhonete, que segundo as informações, vai dar mais agilidade e qualidade aos trabalhos de apoio aos agricultores e fiscalização. Também foram entregues alguns móveis.

Anselmo de Jesus explicou que a aquisição desses bens só está sendo possível devido a mudança no   Fundo Estadual de Sanidade Animal-FESA, criado em fevereiro de 2015 pela Lei n. 3.504, que permitia utilizar apenas 50% dos recursos arrecadados, contudo com a Lei 4.068, de 22 de maio de 2017, agora é possível utilizar até 90% dos recursos arrecadados. O presidente da Idaron ressaltou o esforço do deputado Jean Oliveira para a alteração na lei que criou o FESA.

O deputado Jean Oliveira falou da importância da Idaron que realiza um trabalho competente, uma gestão eficiente, com uma equipe de trabalho treinada. Rondônia é o 4º exportador de carne do Brasil, com as portas se abrindo para vários países do mundo, incluindo a Rússia. Em vista dessa confiabilidade e eficiência da Idaron foi que a lei do FESA teve as alterações necessárias para melhorar ainda mais os trabalhos que colocaram Rondônia nesse patamar de credibilidade.

Também marcaram presença à solenidade membros da Emater da cooperativa de crédito Sicoob, além de líderes comunitários e produtores rurais.

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Noticia do Estado

Inscreva-se e fique informado sobre os assuntos.

Obrigado por Se inscrever