spot_img
InícioEsporteJogos do IFRO vão reunir mais de 400 alunos em Porto Velho

Jogos do IFRO vão reunir mais de 400 alunos em Porto Velho

Jogos do IFRO vão reunir mais de 400 alunos em Porto Velho

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 15h55 | Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 11h15

Estudantes de oito campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participarão entre os dias 23 e 27 de agosto da 8ª edição dos Jogos do IFRO (JIFRO). Onze modalidades esportivas serão disputadas por atletas na capital Porto Velho (RO). A cerimônia de abertura do evento esportivo acontecerá na Quadra Poliesportiva do Campus Porto Velho Zona Norte, na sexta-feira (23), às 9h. Após a fase estadual, 45 atletas de modalidades variadas irão representar Rondônia na fase nacional que será realizada em Guarapari (ES), de 6 a 12 de outubro de 2019.

São esperados mais de 400 alunos dos Campi Guajará-Mirim, Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Ariquemes, Jaru, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena que, durante cinco dias, vão disputar partidas de futebol de campo, futsal, handebol, basquetebol, voleibol, atletismo, natação, xadrez, tênis de mesa, judô e vôlei de praia. Os embates acontecerão no Ginásio Cláudio Coutinho, IFRO Campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama, Escola Estadual Marcelo Cândia e Comando Geral da PM/RO.  Cerca de 100 servidores vão auxiliar nas atividades durante os jogos.

Segundo o Presidente da Comissão Geral do JIFRO, Olakson Pedrosa, o evento tem por objetivo valorizar de forma integral os educandos da instituição, oportunizando a promoção dos talentos, a socialização intercampi e a divulgação das ações institucionais junto à comunidade externa.  “Os jogos ampliam as interações entre os sujeitos do processo educacional e as pessoas da comunidade, em situações excepcionais de revelação de capacidades individuais, fortalecimentos coletivos, interdisciplinaridades, integração entre pessoas e processos, além do usufruto do prazer de competir. Revelam-se prazeres, dores, mágoas, inconformismos, e tudo isso é bom para a construção dos sujeitos, que experimentam pelos jogos as problemáticas e desafios dos espaços cotidianos e daqueles que ainda serão explorados”, explica o docente.

Estudante do 4º ano de Eletrotécnica, Danielle Marrieli, participará pela terceira vez dos Jogos do IFRO. Em 2017 a jovem conquistou a medalha de ouro no basquete. Já em 2018, a aluna conseguiu os primeiros lugares nas provas de saltos triplo e em distância, além de medalhas de bronze no salto triplo e no revezamento 4×100 no JIFEN (Jogos do Institutos Federais – Etapa Norte). Em 2019 a atleta vai participar pela última vez do JIFRO, disputando no atletismo e no basquete. “Eu considero o JIFRO um dos eventos mais importantes do IFRO, muita gente pode não dar valor aos esportes, mas os atletas dão muito de si e a luta que os professores têm para fazer acontecer esse evento tão importante não é em vão. O JIFRO é o momento onde todos os atletas que passam pela mesma luta de conciliar o esporte e o ensino técnico, se juntam e conseguem dividir experiências e criar momentos de extrema importância, tanto no âmbito esportivo como no pessoal. O JIFRO não é só mais uma competição, é uma oportunidade que temos de dar o nosso melhor em algo que nos dedicamos dia após dia, é o momento de entrar em quadra e saber que toda a ralação dentro e fora de sala de aula valeram a pena”, relata.

Veja também