spot_img
InícioGeralProjeto de Mariana obriga SUS a fornecer medicamentos a mulheres com câncer...

Projeto de Mariana obriga SUS a fornecer medicamentos a mulheres com câncer de mama metastático

Projeto de Mariana obriga SUS a fornecer medicamentos a mulheres com câncer de mama metastático

12049143_852248338226074_90554285065297562_n

A deputada Mariana Carvalho (PSDB – RO) apresentou nesta semana projeto de lei  que estabelece a obrigatoriedade de fornecimento de medicamentos, pelo Sistema Único de Saúde, para as mulheres com câncer de mama metastático. A tucana alerta que a falta da oferta dos remédios pelo SUS neste estágio da doença leva muitas mulheres à morte precoce.

 

A proposta vem à tona em meio à celebração do “Outubro Rosa”, movimento nascido nos EUA, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações.

Como lembra Mariana, até o momento os maiores esforços estão voltados à busca do diagnóstico precoce, que permite uma intervenção mais oportuna e um prognóstico mais favorável que pode salvar muitas vidas.

Apesar da campanha de conscientização, a realidade é preocupante. Na proposta, a autora da matéria chama a atenção para o constante e preocupante aumento na incidência da mortalidade de mulheres entre 30 e 69 anos em virtude da doença.  Entre 1990 e 2010, as mortes cresceram 17% entre as brasileiras de 30 a 69 anos.

Segundo estimativas do o Instituto Nacional do Câncer (Inca), aproximadamente 57 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama somente este ano. Além disso, o tumor pode ser diagnosticado já em estágio avançado, o que acontece com mais de 50% das pacientes atendidas pelo SUS. Segundo o IBGE, este tipo de câncer é o mais fatal na população feminina brasileira, sendo que o estágio metastático corresponde a 90% dos óbitos.

Para Mariana Carvalho, é fundamental que as pacientes recebam os tratamentos mais adequados para seu tipo de tumor.  “Tendo em vista esse cenário, vamos pedir todos juntos, ao Ministério da Saúde, a incorporação de medicamentos mais modernos e adequados, que possibilitem às pacientes com câncer de mama metastático um tratamento personalizado para sua doença, garantindo assim mais tempo e mais qualidade de vida”, disse ela em discurso.

A parlamentar também destacou o apelo de várias mulheres que sofrem com o câncer de mama metastático e não tem condições de custear seus tratamentos. O recado delas é claro: as mulheres querem mais tempo para viver mais:

“Eu quero ter tempo, eu quero ter tempo para viver, quero ter tempo para aproveitar a companhia dos amigos, eu quero ter tempo para amar ainda mais o meu marido, filhos, netos, eu quero ter tempo para ver minha afilhada crescer, eu quero ter tempo para passear com meus cachorros, quero ter tempo pra aproveitar a minha casa, para curtir a minha casa, para conhecer lugares que eu ainda não conheço para escrever um, dois, três livros. Então por isso que é tão importante essa campanha”.

Asssessoria de Imprensa PSDB

Los medicamentos, seguro, van a cambiar tu vida. La farmacia en lnea es un mtodo rentable para comprar medicamentos. Muchos hombres preguntan por Kamagra 100mg. Por supuesto que no es todo. Una gran cantidad de medicamentos se utilizan para curar la disfunciуn erctil. їAlguna vez has odo hablar de http://kamagra-online24.com/es/kamagra_oral_jelly.html? No se olvide, considere Comprar Kamagra Oral Jelly. La diabetes, el estrs, la depresiуn y varios medicamentos pueden reducir su deseo sexual. Darse cuenta de lo que puede ser el factor de estrs subyacente puede ser el paso m’s importante en el tratamiento. Obtenga ayuda de emergencia si tiene algn tipo de efecto secundario a este medicamento. Si el medicamento que est’ tomando no est’ aprobado, su farmacutico puede prescribir otro medicamento recetado.

Veja também