SEBRAE aplica curso JEPP a professores da Rede Municipal de Vilhena

PRIMEIROS PASSOS

Aproximadamente 150 profissionais da educação, que lesionam do 1° ao 9° ano, participam da capacitação na maior cidade do Sul de Rondônia.

O curso “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP) iniciou na última segunda-feira, 29, com intuito de capacitar professores de Vilhena/RO a aplicarem técnicas que estimulem alunos a desenvolverem o espírito empreendedor. Aproximadamente 150 profissionais da educação, que lesionam para 7,5 mil alunos do 1° ao 9° ano, participam da capacitação.

A professora Naiara Lovinski Gomes, que ensina em uma escola rural de Vilhena, é categórica ao afirmar que sem o JEPP não saberia trabalhar a educação empreendedora na sala de aula. “Aqui estamos aprendendo como detectar alguns passos de um aluno que pode ser empreendedor. A gente não tem muito conhecimento, eu mesmo não tinha conhecimento sobre o que era ser empreendedor, e com o curso estamos aprendendo. É um norte para começar a trabalhar em sala de aula.”.

Angela Maria Vieira, analista técnica do Sebrae, explica que a iniciativa faz parte do compromisso do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RO) de municipalizar a educação empreendedora na Rede de Ensino Municipal de Rondônia.  Em Vilhena, 19 escolas serão atendidas. “O Sebrae, em parceria com o município, trouxe professores para esta capacitação que chamamos de ‘semana do empreendedorismo: os pequenos passos’. Os professores estão recebendo esta capacitação sobre comportamento empreendedor, desse modo, poderão ensinar seus alunos”, explicou. Técnicas de aprendizagem, que valorizam e estimulam a autonomia do aluno para aprender, são apresentadas durante a capacitação aos professores para contribuir com o desenvolvimento da personalidade capaz de mudar o futuro. Além da teoria, os professores são estimulados a desenvolverem na prática o que é empreendedorismo.

Os facilitadores, que são consultores externos do Sebrae, vieram de Porto Velho para aplicar os conteúdos da educação empreendedora em todas as suas modalidades. Entre elas, matérias voltadas às questões da sustentabilidade, que tanto é debatido em todas as esferas da sociedade.

Na turma do consultor Cláudio Scavassa, os professores tiveram a oportunidade de criar brinquedos com garrafas pets e outros materiais que normalmente vão parar no lixo. “Então, dentro desse viés, que os jovens empreendedores trabalham, nós estamos tentando conscientizar os nossos jovens também da questão ecológica, eliminando da natureza muitas coisas que poderiam ser descartadas, mas são transformadas em brinquedos e podem ser reaproveitados novamente.”, explica o professor.

O JEPP termina na próxima segunda-feira, 5, e cada professor terá no currículo 24 horas de curso.

Para saber o que o Sebrae pode fazer por você, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode nos acessar pelo número de WhatsApp (69) 98130 5656 ou pelas plataformas InstagramFacebookTwitterLinkedIn e YouTube, no perfil Sebrae RO.

Por Cristiano Borges Rodrigues

Luíz Gonzaga Sales Lobato Autor

CNPJ 24.280.898/0001-67 CNPJ Empresa: LUIZ GONZAGA SALES LOBATO-ME

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.