Vilhena Conferência Municipal de Saúde mobiliza centenas de servidores e autoridades em debates

Evento começou na noite desta quinta-feira e continua até as 17h30 desta sexta-feira

A 9ª edição da Conferência Municipal de Saúde reúne desde a noite da quinta-feira 500 participantes entre servidores, delegados, acadêmicos, representantes da saúde indígena, profissionais e interessados em saúde local, bem como autoridades do município.

 

O prefeito Eduardo Japonês esteve na abertura e discursou sobre a importância da participação popular na melhoria do município. “Um evento como esse é importante para ouvirmos a população. Peço a todos que tenham um pouco mais de cidadania e zelem pela cidade. Temos, por exemplo, muitas equipes, máquinas e gastos apenas para limpeza de terrenos e áreas públicas. Se fôssemos, todos nós, mais responsáveis com o que é público, os recursos que são usados para isso com poderiam ser investidos em áreas prioritárias, como a Saúde”, revela.

 

No evento de abertura também estiveram os vereadores Rafael Maziero, Samir Ali, Wilson Tabalipa e Vera da Farmácia, além do secretário de Saúde, Afonso Emerick, o diretor do Hospital Regional de Vilhena, Faiçal Akkari, a coordenadora da Atenção Básica, Ana Carla Andreola e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, organizador do evento, Maria Luiza Machado.

 

Afonso listou várias conquistas da Saúde nos últimos meses e lembrou do que ainda está por vir. “Apenas neste início de ano recebemos o depósito dos pagamentos da UTI, recursos para aquisição de ambulâncias e veículos sanitários, remédios, contratamos mais cardiologistas, oftalmologista, vamos ter mais bioquímicos, neurologista, abrimos o laboratório, recebemos a UTI Neonatal, entre outras várias conquistas. Estamos avançando muito”, analisou.

 

Maria Luiza enfatizou a relevância da participação do público e também agradeceu ao empenho dos profissionais na organização da conferência. Os vereadores, por sua vez, enfatizaram as conquistas que pretendem aprovar nos próximos meses para melhoras salariais de profissionais da Saúde e também elogiaram a atuação dos servidores em salvar vidas no município.

 

A programação envolve palestras, mesas de trabalho, debates e discussões que ajudarão a nortear o futuro da Saúde no município. Durante esta sexta-feira, toda a direção da Saúde local, bem como vereadores e outras autoridades participaram ativamente da programação.

 

Nesta etapa municipal serão eleitos aqueles que representarão Vilhena na etapa estadual. A Conferência é um importante instrumento da sociedade para debater políticas públicas voltadas para a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Semcom

Luíz Gonzaga Sales Lobato Autor

CNPJ 24.280.898/0001-67 CNPJ Empresa: LUIZ GONZAGA SALES LOBATO-ME

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.